Porque otimizar suas imagens.

otimização de imagens para seu site

A Otimização imagens render muitos resultados positivos com o aumento de visibilidade nos mecanismos de pesquisas e também melhora nas conversões.

Use nomes relevantes para suas imagens

Muitas vezes quando fazemos uma análise do site,encontramos imagens com nomes que não tem nenhuma relação com o site, imagens que contêm nomes de câmeras ou mesmo nomes aleatórios.

Dê nomes adequados para usas imagens, isso é primordial para otimização e indexação de seu projeto. Use sempre palavras-chaves no nome do arquivo e que tenham relação com as imagens e crie nomes extensos para aumentar a quantidade de palavras. É de boa prática usar sempre nomes em letras minúsculas e separadas por hífen.

SEO para Sites Responsivo - otimização de imagens
Otimização de imagens para sites responsivos

Fique atento a qualidade das imagens

Uma imagem vale mais que mil palavras

A qualidade das imagens adicionadas no seu projeto têm impacto direto e proporcional sobre seus usuários e clientes, quanto melhor for o tratamento e otimização das imagens, maior a probabílidade de engajamento e compartilhamento do seu conteúdo.

Imagens nítidas ficam melhores nas versões em miniatura exibidas nos mecanismos de pesquisas como o Google e maior chance do clique! Procure um bom banco de imagens e gaste um pouco com imagens profissionais!

Evite problemas com copyrights (direitos autorais), busque um banco de imagens com melhor custo benefício e use os formatos corretos em seus devidos lugares. Não invente moda!!

Não abuse nas dimensões e peso das Imagens

O tamanho influencia no tempo de carregamento sendo um importante fator de posicionamento, então dimensione os tamanhos de forma coerentes em largura e altura para que não haja retrabalho depois.

Outro fator de suma importância, é o peso da imagem, é essencial reduzir o máximo sem perder qualidade.

Adicione título e texto alternativo

Título da imagem não ser fator determinante para posicionamento, é importante prestar atenção nos títulos das imagens que normalmente são exibidos quando passamos o mouse sobre elas.

Eles podem convencer o usuário a continuar a navegação pelo site e reduzir a taxa de rejeição proveniente das buscas, estimulando mais cliques e influenciando indiretamente seus posicionamentos.

Outro ponto importante é que os principais softwares de leitura de páginas web para deficientes visuais, utilizam o campo de descrição alternativa (ALT) para explicar sobre do que se trata a imagem.

anatomia da imagem otimizada
Anatomia da imagem otimizada

Respeite seu layout e organize suas imagens

Declarar as dimensões (largura x altura) melhora o carregamento da página sem reposicionamentos, melhora a experiência do usuário e consequentemente deixa o Google muito feliz.

%d blogueiros gostam disto: