Site responsivo é fundamental para estratégia de SEO

SEO para Sites Responsivos

Site responsivo é fundamental para estratégia de SEO.

Nos dias digitais de hoje, toda nossa vida está voltada para o mundo mobile, principalmente quando falamos de vender produtos e serviços, onde a referência de seus negócios são os sites, que servem para várias finalidades: landing pages, onepages, e-commerces e muito mais..

Ter um site responsivo, é simplificar a vida de seus usuários, fazendo com que tenham uma experiência mais cômoda ao buscar por variados tipos de informações.

 Saiba quais as vantagens de reformular seu site.

SEO para site responsivo
SEO para site responsivo

Para que seu site tenha uma boa estratégia de otimização, é essencial que o desenvolvedor siga alguns pontos importantes.

1 – Usar sistema de grid

Os sistema de grids são parceiros para o desenvolvimento responsivo, onde é possível determinar o tamanhos dos elementos dentro do layout.ajudando muito quando é alterado o tamanho da tela do dispositivo.

2 – Otimizar imagens para Web

Otimização de imagens para web é item indispensável para sua estratégia SEO, além de facilitar a vida dos usuários que não precisam ficar esperando carregar em seus dispositivos. O tempo de carregamento é determinante para que não aumente a taxa de rejeição do seu site.

Taxa de rejeição é quando um visitante acessa a um site e não navega em nenhuma página além daquela por onde ele entrou. Ou seja, por alguma razão, ele não teve interesse em explorar aquele site além da primeira página.

Google PageSpeed Developers recomenda que, para dispositivos móveis, uma página leve 2 segundos para ser totalmente carregada. Um site não responsivo, ou seja, que carregará o layout feito para desktop, no smartphone, dificilmente será carregado neste tempo, perdendo pontos em relação ao google.

Verifique a velocidade de seu site com GTmetrix

SEO para Sites Responsivo - otimização de imagens
Otimização de imagens para sites presponsivos

3 – Fontes com tamanhos flexíveis e Medias Queries

O grande benefício é a economia de código que fazemos quando utilizamos as fontes com tamanhos flexíveis. Pois dependendo da resolução, elas de ajustam automaticamente a fonte os demais elementos.

As medias queries são  elemento presente em um desenvolvimento CSS quando falamos de sites responsivos. Condições adicionadas ao código, para que em determinada resolução algum elemento se comporte de forma diferente.

ATENÇÃO: EVITE ESSES PONTOS

4 – Elementos com largura e altura fixos: divs e afins…

Deve ser evitado ao máximo,  quando estamos construindo um site responsivo, isso simplesmente trava toda sua estrutura. O ideal, caso seja realmente necessário é o uso de porcentagem.

Veja aqui dicas de otimização de imagens

5 – Imagens como Background

Qualquer imagem do seu site tem que se adequar e ficar proporcional aos demais elementos. Usar uma imagem como fundo causa uma quebra no layout, além de prejudicar o carregamento do site. Imagine o cenário onde uma imagem de 1000px de largura está como background. Pense em como ela irá abrir em um dispositivo móvel, por exemplo.

6 – Utilização de muitos scripts, principalmente externos

Para uma boa experiência do usuário, é necessário o menor uso de scripts externos no seu site. Tente minificar o máximo os principais scripts que carregam suas variadas firulas dentro do site.

%d blogueiros gostam disto: